domingo, fevereiro 05, 2012


Dica de Viagem: Paraty (RJ)

0




Para estrear o novo quadro aqui do blog, nada melhor do que falar sobre um lugar que eu adoro e não canso de ir. A pouco mais de 250 km da capital, Rio de Janeiro, Paraty é caracterizada pelas ruas de pedra irregular, onde circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia.




Como chegar:
Paraty por ser totalmente afastada do centro do estado não possui aeroporto mas possui rodoviária. Além de ônibus, é possível chegar de carro, barco, helicóptero (a cidade possui heliporto).

Onde ficar:
A cidade é preparadíssima para receber turistas qualquer época do ano. Possui centenas de hotéis, pousadas e casas para alugar. Quando vou passar poucos dias costumo ficar na pousada Villa del Sol mas quando vou passar 10 dias a minha família aluga casa e fica bem mais em conta.

( Sim, essa medrosa na montagem acima sou eu sim.)

Aonde ir:
Completamente voltada para o turismo, a cidade é cheia de coisas para fazer, como por exemplo: Fazer passeio de escuna ou barco (desde que passe pela ilha Comprida, que é aonde tem peixinhos para comer pão direto da sua mão); Comer o big pastel da pastelaria a beira do rio; Ir à Trindade (são 3 praias diferentes pertinho uma das outras e são lindas); Cachoeira da Penha (Há quem se arrisca a descer o tobogã da cachoeira, mas eu não.) Lá dá pra mergulhar e ainda ver uns peixinhos bem pequenininhos e super fofos; O Forte Defensor Perpétuo, que fica em uma região alta e a vista para a baía de Paraty é maravilhosa e incomparável; Fazenda Murycana (Lá tem museu com peças decorativas, armas e móveis antigos. Tem também cachoeira, arvorismo, trilhas ecológicas, passeio a cavalo e etc); Conhecer as tradicionais praias: Jabaquara e Pontal, entre outras atividades.

O que levar e o que deixar em casa:
Sem dúvidas, leve roupas de banho! Como disse, Paraty é uma cidade cercada de ilhas, praias e sem contar que é muito quente! Não descarte um casaquinho, à noite venta um pouquinho e as vezes esse vento é bem friozinho.
DESCARTE sandálias de salto, por ser rua de pedras, já vi muita gente caindo no centro histórico. Quando eu vou levo chinelo e um par de sapatilhas e só.

Eventos mais famosos em 2012:
Em fevereiro: CarnaMar e Bloco da Lama. Em abril: Encontro de ceramistas. Em junho: Festival do Camarão. Em julho: Flip - Feira literária Internacional de Paraty. Em agosto: Festival da pinga e cachaça. Em novembro: IV Festival Internacional de Cinema Paraty. Em dezembro: Réveillon.

Espero que tenham gostado do novo "quadro" aqui do blog, e espero que tenham gostado de Paraty também. Olha, todas as fotos exceto a primeira foram tiradas por mim. Beijos, Thaina C.



0 recadinhos :):

Postar um comentário